CINESTESIA #03 | O melhor da Apple é o seu streaming
Conheça algumas das séries e filmes originais que tornam o streaming da empresa da maçã um dos melhores do mercado.
Esqueça o iPhone, o Macbook, o Apple Watch e os AirPods: a melhor coisa que a empresa da maça mordida inventou foi o seu próprio serviço de streaming.
Essa opinião, que provavelmente faz o Steve Jobs se revirar no caixão, tem bastante sentido, principalmente quando falamos das séries televisivas originais produzidas pela Apple TV+.
Por isso, numa versão mais direta da newsletter, venho indicar as pérolas que fazem a assinatura da plataforma valer a pena + 4 filmes originais do estúdio para você também assistir.
UM BREVE CONTEXTO DO MERCADO DO STREAMING
A indústria de streaming entrou em sua adolescência, e enquanto Netflix, Max (antiga HBO Max) e Amazon Prime Video se estabeleceram como líderes globais, uma série de outros serviços, incluindo Disney+, Hulu e Apple TV+, estão competindo ferozmente por fatias do mercado.
Em um business que não é conhecido pela transparência dos números de assinantes e visualizações, a leitura acaba sendo mais pessoal do que analítica. De qualquer forma, minha visão é:
a Apple TV+ é um dos melhores serviços de streaming quando falamos de produtos originais. O grande problema é que a qualidade com que produzem séries não tem sido a mesma para ampliar sua oferta e conquistar um apelo comercial mais amplo.
Parte do problema diz respeito ao volume. O streaming da empresa da maçã não dispõe de um catálogo original tão extenso quanto o da Netflix, Max (que inclui a HBO, por exemplo) e até do Prime Video.
Em resposta, a Apple optou por um caminho interessante e, confesso inesperado: ao invés de buscar a aquisição de grandes estúdios e da consequente apropriação de suas produções (como a Disney fez com a FOX, por exemplo), o caminho tem sido a criação “In-house” e diversificação de produções.
A outra parte dessa equação é a manutenção de branding da marca como um todo que, posicionada e percebida mundialmente como uma marca premium, busca uma filosofia de mesmo caminho quando se trata de conteúdo. A consequência? Uma limitação de alcance e entrada em um mercado de massa mais extenso.
Qualquer crítica que tenho à Netflix, por exemplo, é justa no que tange a quantidade frenética de novos projetos estreando a cada semana, mas é inegável que este cardápio extenso e constantemente atualizado permite uma diversificação de público e um crescimento muito maior. Do ponto de vista de mercado, uma estratégia que tem funcionado.
No fim das contas, o Apple TV+ talvez nunca alcance os números estratosféricos de assinantes da Netflix ou o apelo massivo de produções que agradam a todos os públicos. Mas, em um mercado saturado de conteúdos descartáveis, a plataforma se destaca pela qualidade consistente de suas produções.
Se a Apple se reinventou tantas vezes ao longo da história, quem pode dizer que ela não esteja, aos poucos, moldando o futuro do streaming?
DICAS DE SÉRIES | APPLE TV +
1. Ted Lasso
Muito mais que uma “série de futebol”!
Explicação posta, vamos aprofundar: se permita passar pela primeira camada da percepção de que Ted Lasso é uma série de futebol. Sim, a história se desenrola no contexto de futebol [um time na Inglaterra que é treinado por um técnico estadunidense que não entende NADA do esporte], mas o mais interessante dessa comédia - que sempre nos tira o chão e nos emociona num piscar de olhos - é como o roteiro nos conquista com personagens cativantes que protagonizam uma grande metáfora da vida, no mundo do esporte.
Afinal, como diria um personagem: “fútbol is life”.
2. Ruptura (Severance)
Mistério, suspense e toques de ficção científica.
Um dos melhores suspenses atuais no streaming, Ruptura nos captura desde a primeira cena em que uma nova personagem passa a entender o que acontece dentro da empresa Lumen: os funcionários participam de um experimento em que suas memórias pessoais e de trabalho são permanentemente separadas. No escritório, só terão as lembranças referentes ao trabalho e em casa, não se recordam das situações profissionais.
Por trás desse procedimento suspeito, se escondem os segredos de uma empresa gigante e, porque não, os fantasmas e dores pessoais de alguns dos personagens mais intrigantes da atualidade.
3. Disclaimer
A ficha técnica fala por sí só: escrita e dirigida por Alfonso Cuarón (diretor de Roma e Gravidade), com Cate Blanchett como protagonista. Já te convenci?
Baseada no best-seller homônimo de Renée Knight, a minissérie acompanha a trajetória de desconstrução e caos de uma prestigiada jornalista que tem sua vida e seus segredos mais obscuros expostos em um romance, publicado por um escritor desconhecido. Na busca por descobrir a identidade do autor e o porquê da publicação, Catherine (Cate Blanchett) é obrigado a confrontar os fantasmas do passado e impedir a iminente destruição de seus laços familiares e de sua carreira.
Um belíssimo drama que é construído sem pressa e com uma atuação fantástica de Blanchett.
4. Slow Horses
A série de espionagem mais interessante e divertida do streaming atual.
Espionagem, intriga e humor ácido se encontram em Slow Horses, uma série que explora o lado menos glamouroso do mundo dos espiões. A trama acompanha uma equipe de agentes relegados à divisão "Slough House", uma espécie de depósito para fracassados do MI5, liderada pelo imprevisível e irônico Jackson Lamb (Gary Oldman).
Entre missões desastrosas e segredos sombrios, Slow Horses transforma o que poderia ser um clichê em uma narrativa afiada, cheia de reviravoltas e diálogos mordazes. A atuação de Oldman é um espetáculo à parte, ancorando uma série que é, ao mesmo tempo, imprevisível e fascinante.
5. Falando a Real (Shrinking)
Para quem está com a terapia nem tão em dia assim…
Imagine um terapeuta que decide abandonar as regras tradicionais da profissão e falar o que realmente pensa para seus pacientes. Em Shrinking, essa abordagem pouco ortodoxa é o ponto de partida para um retrato comovente e hilário sobre como lidar com a dor, o luto e as relações humanas.
Dos mesmos criadores de Ted Lasso, a série equilibra humor ácido e momentos emocionantes enquanto acompanhamos o protagonista, Jimmy (Jason Segel), tentando reconstruir sua vida após uma grande perda, numa série de drama que consegue ser tão reflexiva quanto divertida.
DICAS DE FILMES | APPLE TV+
1. On the Rocks
Dirigido por Sofia Coppola, é um belíssimo filme que aborda as angustias e anseios da vida adulta com bom humor e honestidade.
2. Assassinos da Lua das Flores
Com 82 anos, Martin Scorsese continua a nos impressionar com sua potência criativa. Em Assassinos da Lua das Flores, o diretor combina pesquisa histórica, denúncia e sua assinatura autoral – crime institucionalizado, violência masculina e relações familiares marcadas por tragédias - para resgatar e subverter os símbolos do western clássico ao mostrar o homem branco não como herói, mas como vilão na história real do povo Osage.
Com mais de três horas, o filme usa a duração para criar uma sensação de opressão constante, enquanto explora a deturpação humana e a força de sobrevivência de uma comunidade.
3. No Ritmo do Coração
Vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2022, No Ritmo do Coração é um típico “feel good movie”, uma história leve e tocante que conquista pela empatia que cria com o público. A trama segue Ruby (Emilia Jones), a única pessoa ouvinte de sua família, que vive em uma pequena comunidade pesqueira nos EUA. Enquanto é intérprete e ponte para o mundo dos pais e do irmão, Ruby também tenta encontrar sua própria voz, literalmente, ao perseguir o sonho de cantar.
Embora siga uma estrutura convencional de coming of age, o filme se destaca pelos momentos emocionantes que trazem sensibilidade à dinâmica familiar. Um filme que, mesmo sem grandes pretensões visuais, deixa sua marca pela força de seus personagens.
4. WOOLFKEEPERS
Dirigido por Tomm Moore e Ross Stewart, o filme é uma animação hipnotizante que combina uma narrativa envolvente com um estilo visual impressionante, característico do estúdio Cartoon Saloon.
A história, ambientada na Irlanda do século XVII, explora temas de amizade, liberdade e a conexão entre humanos e a natureza, numa animação de rica beleza visual que explora a fantasia como uma virtude criativa.
Compartilhe com os amigos
Gostou? Espalhe a palavra da newsletter para o seu amigo, vizinho, amante, professor de yoga ou passeador do cachorro que você sabe que adora um bom filme.
Quer sugerir um tema ou comentar algo? É só responder à newsletter ou me encontrar nas redes sociais abaixo:
Compilado de indicações excelentes pra deixar salvo 👏🏻👏🏻
Adorei!!!